PALAVRAS DOS ORGANIZADORES | GOOP 2024
Sustentabilidade em Operações, Programas e Projetos em Organizações Públicas
A questão da sustentabilidade se torna cada vez mais relevante no cenário atual. Com uma população mundial em rápido crescimento, ainda não dispomos de tecnologias que possam garantir o acesso sustentável a serviços e produtos essenciais para o bem-estar de todos. Para evitar o esgotamento dos recursos naturais e garantir o bem-estar das gerações futuras, será necessário o desenvolvimento de fontes de energia mais limpas, assim como a melhoria de sistemas de produção, distribuição, consumo e reciclagem. Encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento económico-social e a preservação ambiental se torna um imperativo crucial que deve ser seguido por todos, principalmente por as organizações privadas e públicas, que têm o dever de atender às necessidades e demandas da população de forma responsável.
Considerando a agenda ambiental que está sendo organizada pela ONU e pelos governos nacionais, surge uma questão: Estariam as organizações públicas preparadas, do ponto de vista organizacional, para lidarem com o desafio da sustentabilidade? O Congresso de Gestão de Operações e Projetos em Organizações Públicas (GOOP), em sua edição de 2024 se propõe a estudar como organizações públicas podem lidar melhor com a questões ambientais através de políticas públicas implementadas com o desenvolvimento de operações, programas e projetos públicos mais sustentáveis.
A sustentabilidade pode ser tratada pelas políticas públicas de duas maneiras: a primeira como um objetivo a ser alcançado e a segunda como os meios para alcançar esse objetivo. Um objetivo final de sucesso é apenas a consequência de ações-meio bem-sucedidas, ou seja, a resultante do planejamento, da organização, da gestão e do controle que integrem todas as operações, programas e projetos públicos para alcançar o máximo de eficiência possível. Estas duas dimensões precisam ser corretamente definidas, mas é na segunda que o alcance de práticas sustentáveis tem o potencial de um maior alcance, pois quando um órgão público define que a sustentabilidade deve permear todas suas atividades de forma sistemática, incluindo os projetos que são executados, a interação com os fornecedores, a cultura e o comprometimento com a sustentabilidade passam fazer parte de todas as ações da organização. Desta maneira, a sustentabilidade deixa de ser apenas uma preocupação conjuntural e passa a ser uma referência sistêmica. Cabe criar no GOOP 2024, o ambiente para estudar melhor a sustentabilidade nas organizações públicas e também nas políticas públicas desencadeadas por estas, através de suas operações, programas e projetos públicos.
Carlos Rosano Peña (UnB/ADM)
Silvia Araújo (UnB/ADM)
José Márcio Carvalho (UnB/ADM)
Vanessa Cabral (UnB/ADM)
Patrícia Guarnieri (UnB/ADM)
ÁREAS TEMÁTICAS
Estratégias de Operações em Organizações Públicas
Esta área tem o objetivo de avançar no conhecimento relacionado ao nível estratégico das organizações públicas. Envolve processos de planejamento, desenho de cenários futuros e tomada de decisão para a produção de serviços públicos. Focada principalmente no nível macro, envolvendo conceitos como instituições, governança, políticas e programas. Outros focos são stakeholders, networks, valor e desempenho.
Gestão de Operações em Organizações Públicas
O foco desta área temática consiste na gestão dos processos de transformação que gera produtos e serviços. Temas estão relacionados a desenvolvimento de serviços, gestão de cadeia produtiva no setor público, gestão da qualidade, produtividade no setor público, gestão de parcerias, servitização e inovação em serviços, modelos de gestão adaptados para o serviço público e estudos de otimização.
Compras em Organizações Públicas
Esta área temática tem o objetivo de investigar as especificidades de compras de bens e serviços no setor público, que podem ocorrer através de licitações nas suas diversas modalidades. Reflexões nesta área podem focar a natureza, os desafios e propostas para maior eficiência nas compras públicas, oportunidades para ofertantes de bens e produtos para o setor público, bem como dispositivos legais e requisitos para compras em organizações públicas.
Logística e Transporte em Organizações Públicas
A área temática de logística e transporte tem o objetivo de reunir conhecimento sobre o fluxo, a circulação e abastecimento de bens e serviços desde sua origem ao seu destino. No setor público envolve temas como planejamento logístico, custos logísticos e de transporte, disponibilização de serviços, armazenamento, cadeia de suprimentos, fornecedores, e desafios de gestão logística. Arranjos produtivos e cooperação em cadeias de suprimento são temas bem relacionados.
Gestão de Tecnologia em Organizações Públicas
Envolve o estudo do uso, o impacto e os resultados de tecnologias de informação no setor público. Aborda a gestão da tecnologia com seus diferentes objetivos desde inovação e modernização, como repercussão em políticas públicas, adoção de software livre, inclusão digital, transparência, governo eletrônico, impactos na qualidade dos serviços públicos, privacidade e ética.
Gestão de Projetos em Organizações Públicas
A área temática de gestão de programas e projetos em organizações públicas mobiliza estudos relacionados ao contexto de projetos, e às etapas desde o planejamento até sua entrega e conclusão. Foca nos instrumentos da gestão de programas e projetos no setor público, complexidade em projetos, desafios e benefícios gerados.
Organizações Públicas e Sustentabilidade
Esta área envolve o conhecimento sobre as relações entre organizações públicas e as diferentes dimensões da sustentabilidade: ambiental, social, econômica, institucional, política. Temas podem estar relacionados à responsabilidade socio-ambiental, desenvolvimento territorial, formulação de políticas públicas para a sustentabilidade nas organizações públicas, atitudes sustentáveis, gestão de recursos naturais, e inclusão da diversidade. Abordagens integradas e interdisciplinares são bem-vindas.
Temas Emergentes em Operações de Organizações Públicas
Esta área temática está dedicada a temas não contemplados nas anteriores, à identificação de novas questões para reflexão e intervenção que emergem no cotidiano das organizações públicas ao se adaptarem aos novos desafios do campo e à transformação organizacional.
Comentários
Postar um comentário